Falando com bebês: da detecção de sinais de risco para Autismo à intervenção precoce
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Data
2018-03-09
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Resumo
The autism spectrum disorder (ASD) cases are characterized by qualitative
impairments in social and communication behavior and a restricted range of activities
moreover, restrict interests. On the other hand, there are needs for intervention together with
the scarcity of licensed professionals to do the intervention in children with ASD. The
objective of this work was to examine the effects of a parent/caregivers training program in
their children‟s outcome. Participated in this study three children diagnosed or suspected ASD
with 08, 16 and 18 moths-old and their caregivers. That research was quasi-experimental,
within-subjects, AB-based therapy – baseline, treatment, and follow-up. Moreover, effect size
measures for single-case designs was check with a non-overlapping index, TAU-U. The
interventions were made at Interdisciplinary ambulatory of Plantadores de Cana Hospital,
Campos dos Goytacazes city, in Rio de Janeiro state. The caregivers and their children were
evaluated by 40 minutes sessions once a week for a year; their performance was reviewed in
each session. There was an individualized developmental model program for each child. The
playful atmosphere was a priority, aiming to set up a social interaction between children and
their caregivers, as well as higher participation rates. The subject of study, Izabel has the best
answer to intervention; only she has an improvement in the interaction initiatives. She also
has advanced in body language, and facial expressions answer rates. Ana, the second child,
has improved in body language and language skills. The third child, Márcia had a statistically
significant increase of mixed (face and body language) answer rates. No statistically
significant changes were found in others variables. However, the treatment makes a positive
and noticeable clinical improvement in children. For example, Izabel show elevated face and
total expressions answer rates, and Márcia improved her body language initiative. Regarding
the caregivers, the Márcia‟ caregivers was highlighted with the increase use frequencies of
two strategies: call the child for her name and play with the child by touch, stimulating a
smile answer. The Ana‟ and Izabel‟ caregivers increase use frequencies only on strategy: use
children‟s songs and make a funny or complimentary comment for the child to play again.
The effect of the early intervention program in the performance of the research subjects was
evaluated. We conclude that the intervention program for the caregivers influenced, in a
statistically significant way, in the frequency of shifts and modality of responses in children.
From the data, it can be concluded that the caregiver intervention, guided by a professional,
can be effective and appropriate to the Brazilian socioeconomic context, which government
programs and qualified professionals lack to conduct interventions in the early autism
treatment.
Descrição
Os casos de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são caracterizados por déficits
persistentes na comunicação e interação social em múltiplos contextos. O diagnóstico de TEA
também inclui presença de padrões de comportamentos repetitivos e interesses restritos.
Considerando a necessidade de intervenção e a escassez de profissionais qualificados para
intervenção a crianças com Autismo, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da
aplicação de um programa de ensino por pais/cuidadores sobre o desempenho de seus filhos
nos referidos programas. Participaram do estudo três crianças, com 08, 16 e 18 meses, com
diagnóstico ou suspeita de Autismo e seus respectivos cuidadores. Trata-se de pesquisa quase
experimental, intrassujeitos, do tipo AB - linha de base, tratamento e follow-up-. Além disso,
as estimativas de tamanho de efeito foram calculadas utilizando o método non-overlap de
todos os pares e Tau-U. Os cuidadores conduziram a intervenção no Ambulatório
Interdisciplinar do Hospital dos Plantadores de Cana, em Campos dos Goytacazes-RJ, e
tiveram seus desempenhos e das crianças avaliados por meio de sessões de 40 minutos
realizadas semanalmente, durante um ano. O desempenho nos programas foi acompanhado a
cada sessão. Foi elaborado um programa individualizado, para cada criança, de base
desenvolvimentista. Foi priorizado um ambiente lúdico, visando estabelecer interação social
entre a criança e o cuidador, bem como aumento de turnos de responsividade dos participantes
adultos e crianças. Das participantes, Izabel teve a melhor resposta à intervenção, foi a única
participante que apresentou melhoras nas iniciativas de interação. Além disso, Izabel teve
melhora na frequência de resposta facial e corporal. Já a menina Ana, obteve melhora na
expressão corporal e verbal. Márcia exibiu melhora na resposta mista (facial e corporal) de
acordo com a estatística. Entretanto, por mais que a estatística não tenha encontrado aumento
significativo nas outras variáveis das meninas, como o aumento da resposta facial e do total
de respostas da Izabel, bem como o aumento da iniciativa corporal de Márcia. Em relação às
cuidadoras, a cuidadora da Márcia se destacou com o aumento da frequência de uso de duas
estratégias: chamar a criança pelo nome e brincar com a criança pelo toque, estimulando o
sorriso responsivo. As cuidadoras da Ana e Izabel aumentaram o uso de apenas uma
estratégia: usar músicas infantis e fazer um comentário engraçado ou elogioso para que a
criança voltasse a brincar. Foram avaliados os efeitos do programa de intervenção precoce no
desempenho dos sujeitos da pesquisa, concluindo que o programa de intervenção aos
cuidadores influenciou de forma estatisticamente significante na frequência de turnos e
modalidade de respostas da criança. A partir dos dados, pode-se concluir que a intervenção
via cuidador, orientada por profissional, pode ser efetiva e apropriada ao contexto
socioeconômico brasileiro, que carece de programas governamentais e de profissionais
qualificados para conduzir intervenções no tratamento de Autismo precoce.