Farmácia

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    Serviço de teleconsulta farmacêutica na alta hospitalar em um hospital de alta complexidade
    (2025-09-03) Alícia Castilho de Souza Garcia; Juliana Soares de Faria Neto; Carlos Eduardo Faria Ferreira
    A alta hospitalar é um momento crítico na continuidade do cuidado em saúde, sendo frequentemente marcada por lacunas na comunicação entre equipe multiprofissional e pacientes, o que pode comprometer a adesão ao tratamento e a segurança no uso dos medicamentos. O estudo teve como objetivo identificar as principais dúvidas e queixas de pacientes acompanhados por teleconsulta farmacêutica após alta em um hospital de alta complexidade. A amostra foi composta por 72 pacientes, em sua maioria idosos entre 61 e 80 anos. As principais causas de internação foram as doenças cardiovasculares e neoplasias. Verificou-se o uso de diferentes medicamentos, com destaque para anti-hipertensivos, anti-agregantes plaquetários e betabloqueadores. As dúvidas mais frequentes apresentadas pelos pacientes estão relacionadas à cuidados gerais e administração do medicamento. As queixas envolvem efeitos adversos/colaterais e acesso aos medicamentos. Do total de teleconsultas farmacêuticas realizadas, 40,28% foram efetivamente realizadas, possibilitando assim, afirmar que essa é uma ferramenta útil na continuidade do cuidado, especialmente em populações vulneráveis, desde que acompanhada por ações educativas e apoio multiprofissional.